Descrição:
Os Ankylosaurus que cujo o nome significa "Lagarto fundido" por causa de sua excepcional armadura corporal, viveu entre 68-65,5 milhões de anos atrás, na fase final Maastrichtiano do Período Cretáceo, e foi um dos dinossauros para sobreviver até o evento de extinção Cretáceo-Terciário. O espécime é a partir da Formação Hell Creek em Montana, enquanto outros espécimes foram encontrados na Formação Lance de Wyoming e Formação Scollard em Alberta, Canadá, que data do final do Cretáceo. . Seu corpo era coberto por uma escama muito grossa que o ajudava há se protejer contra predadores, apenas sua barriga vulnerável, então ele só seria morto se os predadores o atacassem na barriga. Uma vantagem que o Ankylosaurus tinha era uma espécie de clava na sua cauda, de osso puro e fortemente grudado na cauda. Um Ankylossauro provavelmente não poderia matar um Tiranossauro Rex, mas novas pesquisas sugerem que a estrutura óssea no final da sua cauda poderia quebrar seu tornozelo.Para estimar o quão forte um Ankylossauro poderia bater com sua cauda, pesquisadores canadenses examinaram tomografias de diversas caudas fossilizadas de dinossauros de diferentes tamanhos. Combinando os dados de imagem com medidas da coluna vertebral do dinossauro, determinou-se que o Ankylossauro poderia balançar o rabo em um arco de 100 graus para a lateral e que poderiam gerar força suficiente para esmagar ossos.
Os cientistas há muito vem especulado que as caudas de ankylossauros era uma arma para se defender de outros dinossauros, mas até agora ninguém tinha estudado se esta era uma arma biologicamente viável. Usando dados do CT e de três programas de modelagem tridimensional, calcularam o volume, a massa e a velocidade de impacto de da cauda de pequenos e grandes dinossauros da família Ankylosaurus.
Os investigadores pensam que a cauda, composta de forte integração vértebras com uma grande "bola" óssea no final, provavelmente tinha limitado intervalo vertical do movimento, mas pode oscilar livremente de um lado para outro. Concluíram que os maiores poderiam gerar entre 364 e 718 megapascals de impacto - muito forte o suficiente para esmagar ossos.
"Os estudos biomecânicos, tais como estes que fazem aproximações, podem nos ajudar a compreender as estruturas que vemos nos dinossauros", afirma Kenneth Carpenter, paleontólogo do Denver Museum of Nature and Science. "No entanto, todos esses estudos são realmente "melhores" suposições de uma nova abordagem, além de sem dúvida produzir resultados diferentes... Sem uma máquina do tempo nós nunca saberemos realmente a verdadeira força do impacto, ou mesmo o quão perto nós estávamos nesses estudos."
Fósseis de Ankylosaurus encontrados e descoberta:
Comportamento maternal e familiar do Ankylosaurus:
Os Ankylosaurus protegiam os filhotes indefessos de predadores até que ele cresciam, depois que os filhotes cresciam eles ficavam sozinhos sempre em busca de uma nova família. Os Ankylosaurus eram solitários e não andavam em bando, pois não eram ameaçado por nenhum predador, pois sua forte couraça os protegia de qualquer coisa, menos a barriga.
Dados do Dinossauro:
Nome: Anquilossauro
Nome Científico: Ankilosaurus magniventris
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora
Nenhum comentário:
Postar um comentário