segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Stegosaurus Armatus


 Descrição:

O Stegosaurus Armatus que cujo o nome significa "largato telhado" viveu na América do norte há mais ou menos 200 milhões de anos.E tinha este nome por que pensava-se que o Stegosaurus tinha as placas ósseas eram dispostas como a telha e um telhado. Hoje já se sabe que elas ficavam em pé ao longo da coluna vertebral, fixadas na pele duríssima e não no esqueleto. Há algumas teorias sobre a utilização destas placas, as teorias são: como armadura, ou como regularizadores térmicos, ou seja como um ar condicionado no Stegosaurus que o aquecia ou esfriando o seu corpo. Há também a possibilidade de estas placas terem sido usadas para a exibição, assim, quando um predador atacava ou um parceiro era encontrado, o Estegossauro bombeava sangue para as placas e elas tornavam-se mais vivas e vermelhas o que seduzia o parceiro ou amedrontava o atacante. O corpo do Stegosaurus era maciço e com a cauda extremamente musculosa, que era sua arma contra predadores, já que contava com quatro espinhos ósseos de 50 centímetros a 1 metro de comprimento. O pescoço era um pouco grande comparando com sua cabeça, que continha apenas 40cm e ela ficava a 1 metro do solo o que leva os especialistas a suporem que ele se alimentava principalmente de vegetação rasteira. seus dentes eram curvados e pareciam serras. acredita-se que tinha esse formato para facilitar a mastigação das ervas. Este animal tinha o cérebro do tamanho de uma noz o que comprovaria que ele não era tão inteligente. O Stegosaurus viveu no fim do período Jurássico. Quando o Stegosaurus se sentia em perigo, curvava a sua cabeça para baixo, protegendo-a com sua nuca repleta de placas e também se protegia com sua forte cauda que continha grandes espinhos.


" Stegosaurus da BBC"

O Stegosaurus foi um dos maiores dinossauros da familia dos Stegosauridae. Ele é muito popular em filmes como Jurassic Park e outro seriados e documentarios de TV, em Jurassic park o Stegosaurus ataca Sara para proteger sua cria mas não se sabe se o Stegosaurus protegia bem sua cria. A origem do stegosaurus é incerta pois como restos de alguns Stegosaurus basal e os seus antepassadossão conhecidos. Na Atualidade Stegosaurids, foram mostrados na parte inferior Morrison Formation, existindo milhões de anos anos antes da ocorrencia do Stegossauro em si com a descoberta do Hesperosaurus.


" Ilustração de Márcio Luiz"


Fósseis de Stegosaurus encontrados:
O primeiro fóssil de Stegosaurus foi encontrado em 1877, no estado Americano do Colorado por Otoniel Charles Marsh, muitos outro fósseis desse mesmo dinossauro foram encontrados pelo mundo, o que leva os estudiosos a crerem que havia uma grande população de Stegosaurus. Os Fósseis continuam há ser recuperados em Denver, Colorado o que confirma que estes animais viveram apenas lá. Estes ossos primeiro tornou-se o holótipo de Stegosaurus armatus. A base para o seu nome científico, "teto (ed) lagarto" foi pensado para ter sido a crença inicial de Marsh que as chapas de estabelecer planos sobre o dorso do animal, como a sobreposição das telhas (telhas) em um telhado. A riqueza do material Stegosaurus foi recuperada ao longo dos próximos anos e Marsh publicou vários artigos sobre o gênero. Inicialmente, várias espécies foram descritas. However, many of these have since been considered to be invalid or synonymous with existing species, leaving two well-known and one poorly known species. No entanto, muitos destes já foram considerados inválidos ou sinônimo de espécies existentes, deixando duas bem conhecidas e um pouco conhecidos da espécie.

"S. ungulatus no Museu Carnegie de História Natural"

Dados do Dinossauro:
 

Nome: Estegossauro.
Nome Científico: Stegosaurus Armatus.
Época: Da metade do Jurássico até o início do cretáceo,entre 180 e 95 milhões de anos atrás.

Local onde viveu: Viveu principalmente na América do Norte e China.
Peso: Cerca de 6 toneladas.
Tamanho: 12 metros de comprimento e 4 de altura.
Alimentação: Herbívora.

Reprodução: Ovíparos, ou seja, colocavam ovos.

Um comentário: