Lato senso, existem. As aves modernas evoluíram a partir dos chamados dinossauros. Ao contrário do que muitos pensam, os répteis não são parentes dos dinossauros, aliás, são muito mais antigos que os dinossauros, mas preservaram sua estrutura corporal, sem muitas alterações.
Ninguém sabe dizer exatamente "o que" eram os dinossauros, suas cores, etc. O que temos são suposições, a partir do estudo de fragmentos de ossos e sítios arqueológicos e um pouco de lógica (ninguém se atreveria a dizer que os dinossauros eram roxos com bolinhas amarelas).
O Archaeopteryx apresentava várias características das aves atuais, tais como penas (deixadas impressas ao redor do esqueleto do animal), asas e estrutura dos ossos. Porém ele também tinha muitas características vistas nos dinossauros, como o focinho com dentes, garras nas asas, cauda de lagarto. Isso deixou os especialistas muito intrigados.
Mais intrigados ainda ficaram com a descoberta logo depois de um pequeno dinossauro que, com exceção das penas poderia ser considerado um primo do Archaeopteryx, o Compsognathus. Ainda hoje o Archaeopteryx deixa os cientistas malucos tentando classificá-lo. Alguns o consideram uma ave primitiva; outros, um dinossauro emplumado; tem gente ainda que diz que ele não é nem um nem outro, é um elo perdido, uma criatura única.
Seja o que for ele iniciou uma das questões mais polêmicas no mundo da Paleontologia: serão as aves descendentes dos dinossauros ? E vc, inteligente que é, lançou uma pergunta intrigante. Minha resposta ? Os dinossauros existem, e estão por aí para quem quiser ver.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário