quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Iguanodon


Iguanodon, um dinossauro herbívoro que viveu principalmente no cretáceo inferior, chegava a 10 metros de comprimento, era pacífico e gostava de comer plantas e conviver em bandos. Este dinossauro é um dos mais famosos, pois foi o segundo dinossauro a ser descoberto e descrito oficialmente no mundo. O primeiro foi o megalosaurus e o terceiro o hylaeosaurus, mas ambos não obtiveram tanto sucesso como o iguanodon, talvez por grandes erros nas sua reconstrução e por que de todos os dinossauros conhecidos, o iguanodon está entre os que mais foram encontrados.

O Iguanodon foi descoberto por uma mulher, esposa do médico Gideon Mantell, chamada Mary Ann caminhava pela floresta de Tilgate em 1822, quando observou no solo algumas rochas diferentes. Observando melhor percebeu que se assemelhavam a ossos e chamou Gideon Mantell que enquanto ela passeava, estava trabalhando em uma visita a um paciente ali perto. Como era médico ela pesou que ele saberia do que se tratava. Gideon Mantell resolveu recolher os ossos e procurou na área e encontrou muitos outros dentes e ossos. Com a posse dos ossos ele recorreu aos peritos em fósseis da época, como William Buckland e Georges Cuvier que logo sugeriram que os dentes pertenceram a mamíferos ou peixes. Mas um naturalista chamado Samuel Stutchbury observou que os dentes eram semelhantes aos de uma iguana, com tamanho 20 vezes maior é claro. A partir disso, Mantell começou a fazer suas suposições e somente veio a divulgá-las em 1825 com um estudo apresentado à Royal Society de Londres.

Mantell nomeou o animal de Iguanodon, que é a junção de duas palavras, Iguana e odonte que significa dente em grego. Se recusou a colocar um segundo nome, mas com a insistência de outros pesquisadores ele aceitou e nomeou de Iguanodon anglicum, posteriormente modificado para I. anglicus.
Em 1834, encontraram em uma pedreira em Maidstone, um novo fóssil de Iguanodon, desta vez completo e muito bem conservado, que logo Mantell conseguiu para si, com a intenção de estudá-lo. Com a posse do novo fóssil, comparou os dentes e logo concluiu que era sim um Iguanodon e começou a descrevê-lo e como muitas vezes na história da paleontologia, cometeu muitos erros. A primeira gravura feita do Iguanodon, obra do próprio Mantell, mostrava um esqueleto do animal sobre um galho, cauda comprida como uma iguana e um chifre sobre o nariz, como se pode ver abaixo.


Dados do dinossauro:


Nome científico: Iguanodon bernissartensis, I. anglicus, I. dawsoni e I. fittoni (dente de iguana).
Tamanho: Em torno de 10 metros de comprimento e cerca 4 metros de altura.
Alimentação: herbívora.
Peso: aproximadamente 3,5 toneladas.
Viveu: Europa, América do Norte, Ásia entre outros locais.
Período: Cretáceo (cenomaniano e barremiano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário