domingo, 13 de dezembro de 2009

Tyrannosaurus Rex




 "Ficha editada por mim, foto do T-rex da Universal Pictures"

 Descrição:

O Tiranossauro que cujo o nome significa "Largato Tirano Rei", foi um dos maiores predadores terrestres até hoje existente, mas este predador perde apenas para o Giganotossauro, espinossauro e Carcharodontossauro.
Os dentes do Tiranossauro eram afiados e ligeiramente curvos, uma vez que o Tiranossauro abocanhava sua presa para escapar de seus dentes curvos era necessário entrar mais fundo em sua boca, mas também este predador possuiam cerca de 50 dentes afiadissimos com até 20cm. Suas vitimas favoritas eram os hadrossauros e ceratopsídeos.

 "Imagem comparando o tamanho do T-rex com uma pessoa"
Este grande predador andava sobre duas fortes pernas que eram o suficiante para aguentar o grande corpo que chegava a uma velocidade de 45 a 50km/h, cada pé possuia 4 garras fortíssimas, eram três dedos para apoialo para correr e outro nem encostava no chão. O Tiranossauro continha dois minúsculos braços com 2 dedos que chegava até ser meio rídiculos comparado ao tamanho deste animal. Até hoje não se sabe para que servia estes dois minúsculos braços, mas foi achado um crânio danificado que comprova que deveria ocorrer violentas batalhas, por comida ou pelo direito de se acasalar. Este predador viveu durante o periodo Cretáceo há cerca de 66 milhões de anos atrás e ele pertencia ao grupo dos Terópodes. Inicialmente ele foi chamado de Dynamosaurus imperiosus , mas logo recebeu um nome mais apropriado.

"comparação entre os gigantes terópodes"

 Tiranossauro Carniceiro?

O paleontólogo americano Jack Horner tem comprovado que o T-rex era um carniceiro, diferente daquele T-rex grande e violento que vemos em filmes e seriados de TV. Suas principais idéias são:

  • Patas dianteiras, são curtas de mais por que se o tiranossauro fosse um predador de verdade ele precissaria de braços longos para agarrar a presa e fixa-la com suas patas e garras.
  •  Patas traseiras, as patas traseiras do T-rex indicam que ele não eram um bom corredor, o seu fêmur era do mesmo tamanho que o osso da sua canela.
  • Olfato desenvolvido, seu olfato era desenvolvido para achar a carniça do animal morto o que,comprova que ele era um carniceiro, semelhante a um urubu.
  • Ossos frágeis, seus ossos eram muito frágeis caso ele tentasse perseguir uma presa, e se por acaso tropeçasse e quebrasse uma costela levava o predador a morte, provando que ele não suportaria grandes esforços no momento em que estivesse capturando seu alimento.

 Fósseis de Tiranossauro encontrados:

Os primeiros fósseis de Tiranossauro foram encontrados em 1902 no Oeste Americano, tinha a cabeça com 1, 20 metros de comprimento as mandibulas eram grandes e foi comprovado que o T-rex podia engolir um humano inteiro. Isso também é umas das características que contestam os hábitos do Tiranossauro como sendo um necrófago.




Comportamento maternal e familiar do T-rex:

O T-rex vivia em bandos de 3 a 5 animais e era carinhoso com sua familia, mesmo quando estava com fome não atacava sua familia. Os tiranossauros reproduziam-se da mesma forma que a maioria dos répteis atuais. eles eram ovíparos, ou seja, colocavam ovos e cuidavam do ninho até a hora do nascimento dos filhotes. Eram colocadas mais de uma dúzia de ovos, mas acredita-se que apenas a metade deles nascia por causa da predação de outros dinossauros. Após os nascimento, os filhotes eram tratados pela mãe e ensinados a caçar.Após 15 anos, os T-rex se tornavam a viver sozinhos, caçando a procurando formar uma nova família.


Penas nos tiranossauros?

Com os achados dos tiranossauros, criou-se uma teoria na qual o T-Rex seria provido de penas. Essa teoria foi criada em 2004, quando o Dilong foi descoberto. Essa teoria pode estar errada, pois tanto na Mongólia quanto em Alberta foram achados vestígios epiteliais de outros tiranossaurídeos, apresentando estas escamas, comuns em outros dinossauros, e não penas. Realmente, para um animal de quase 8 toneladas ser plumados iria contra as leis da física, pois como iria perder calor? Quando se locomovesse, o calor gerado não seria perdido, mas sim armazenado nas penas e retransmitido para o corpo, assim matando-o. Ainda se acredita que os filhotes teriam uma leve cobertura de plumas.



Dados do Dinossauro:
 
Nome: Tiranossauro Rex
Nome científico: Tyrannosaurus rex
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte e Ásia
Peso: Cerca do 8 toneladas

Tamanho: 14 metros de comprimento e 5,60 metros de altura
Alimentação:Carnívoro       

Fontes: Wikipédia, AVPH e Livro Conhecendo os Dinossauros

Nenhum comentário:

Postar um comentário