terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carcharodontosaurus Saharicus

 Descrição:

O Carcharodontossauro que cujo o nome significa "Réptil com dentes de tubarão" viveu durante o período Cretáceo. Provavelmente seria um dos maiores carnívoros, pois tinha 14 metros de comprimento e 6 de altura e pesava em torno de 8 toneladas, podia ultrapassar até o grande T. rex. Seu nome foi dado devido ao um grande predador o Tubarão Branco, que seu nome científico significa Carcharodon Carcharias.
Viveu na África e na América do Norte, seus grandes dentes eram diferentes dos outros carnívoros encontrados, pois eram grandes, serrilhados e não eram curvados para dentro, tinha uma enorme mordida, que não chega aos pés de um crocodilo atual.

O que facilitava o Carcha à caçar melhor, era que ele corria muito para o seu tamanho, podia chegar até 49 km/h, caçava em emboscadas, esperando que a presa aparecesse, tentava abatê-la com uma poderosa mordida. Caso fosse preciso, poderia perseguí-la por um bom percurso.
O Carcha não era muito inteligente, seu cerebro assemelhavasse ao do Giganotosaurus.

O Comportamento maternal do Carcharodontosaurus:

Embora seu comportamento social ainda não tenha sido devidamente estudado, estima-se que este carnívoro era solitário, caçando presas sempre menores do que ele. Contudo, provavelmente casais dessa espécie se juntassem para cuidar de suas crias.

Fósseis de Carcharodontossauro encontrados:

Fósseis de Carcharodontossauro foram encontrados primeiramente por Charles J. Depéret e Savornin no Continente da Argélia (que data da fase Albiano) em 1927. Originalmente chamado saharicus megalossauro (terópodes eram muitos erroneamente referidos como megalossauro), seu nome foi mudado em 1931 por Ernst Stromer von Reichenbach ao usado hoje. Stromer nomeado Carcharodontossauro "para os seus principalmente carcharias-como os dentes", que não foram "recurved, quase simétricos bilateralmente, mas com cantos convexos." Além disso fósseis foram coletados a partir da Formação Baharija do Egito, que data ligeiramente posterior à fase Cenomaniano. Esses primeiros fósseis de Carcharodontossauro foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto material, a partir de um crânio Carcharodontossauro foi novamente descoberto no Kem Kem Formação de Marrocos em 1995 pelo paleontólogo Paul Sereno. Stephen Brusatte e Paul Sereno informou uma segunda espécie de Carcharodontossauro, encontrado na Formação Echkar do Níger, diferindo de C. saharicus. Esta segunda espécie, que foi descoberto no Níger, em 1997, foi nomeado C. iguidensis em Dezembro de 2007.

Dados do Dinossauro:
Nome: Carcharodontossauro
Nome Científico: Carcharodontosaurus saharicus
Época: Cretáceo
Local em que viveu: Norte da África ( Egito, Marrocos, Tunísia, etc)
Tamanho: 15 metros de comprimento
Peso: Cerca de 9 toneladas
Alimentação: Carnívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário